22 de março de 2012

Finalizadores: você sabe usá-los?

Os finalizadores representam um mundo de possibilidades para os cabelos. Saiba como, quando e porque usá-los!


Gel - estilização


Usado para modelar, ele garante o efeito molhado (típico dos anos 1980), reduz ou dá volume e coloca os fios no lugar sem o menor indício de frizz. As novas fórmulas são leves e livres de álcool. "Sugiro o gel para fios grossos e difíceis de estilizar", destaca Eron Araújo, de São Paulo. 



Como usar:

Há um revival do look 80’s, mas em versão moderna. "O segredo é espalhar mais, dando um ar de quem saiu da praia", sugere o cabeleireiro Chris Villas Boas, do Rio de Janeiro. Além disso, o gel ajuda a criar looks inspirados nas décadas de 1920 e 30, com ondas marcadas e chignon na altura da nuca. 

Dica:

Para conseguir volume, opte por um gel de fixação forte e aplique na raiz. "Com o aspecto denso, o efeito é de fios encorpados. Mas é preciso espalhar bem com os dedos até que o produto desapareça nos cabelos", explica Chris.

Dose Certa:

Comece com uma pequena quantidade, semelhante a uma ervilha, nos cabelos úmidos. "O gel separa os fios e, por isso, é mais fácil de dosar até deixar da forma desejada. Seu efeito também dura mais, se comparado a outros finalizadores", explica Eron. 


Gel modelador Shape Shift, Wella e gel para Cachos Soft Spin 05, Redken,

Mousse - volume e definição


Versátil, a musse é indicada tanto para encorpar e criar ondas nos cabelos lisos como para definir e controlar o volume dos crespos. "Pode ser encontrada em graus diferentes de fixação, dos leves aos extrafortes. Por isso, fica bem em todos os tipos de fios", conta Eron.



Como usar:

"O produto é ideal para quem quer movimento", afirma o cabeleireiro Hélio Nakanishi, de Brasília. Para isso, pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos. "Antes do secador, você tem mais definição. Depois da escova, o resultado é aquele cabelão sexy", define Eron.


Dica:

O difusor potencializa o volume, mas dá para garantir o mesmo efeito sem submeter os fios ao calor. "Basta aplicar a musse nos cabelos molhados e amassá-los, de baixo para cima, usando uma toalha limpa", ensina o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, de São Paulo.


Dose Certa:

"A textura facilita a distribuição, evitando possíveis exageros", opina o cabeleireiro Renato Fuzz, de Florianópolis. Para ter as ondas dos sonhos, use o equivalente a uma bola de tênis nos fios longos e, nos curtos, reduza para uma bola de pingue-pongue. 


Mousse de Volume Body Full, Redken e Whipped Crème, Sebastian

Spray: fixação, brilho e volume



Desde o tempo do laquê, o spray é item um curinga para finalizar looks. Mas sua fórmula não é mais a mesma e vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. "Hoje, os produtos são mais leves, têm níveis diferentes de fixação e não deixam aqueles resíduos difíceis de sair", explica Eron Araújo. O melhor de tudo é que pode ser usado em todos os tipos de fio, dos finos aos espessos.

Como usar:

O de fixação finaliza coques, rabos e tranças, além de prolongarem a ação do babyliss ou da chapinha. Há também os sprays de brilho e de volume, que eliminam o frizz, iluminam e encorpam os fios. "Se quiser um ar mais moderno, aposte nos texturizadores que imitam o efeito da água salgada do mar. Borrife-os no topo da cabeça e nas mechas ao redor do rosto", indica Biaggi.

Dica:

Use os sprays nos fios secos ou úmidos. "No caso dos de brilho, se usar prancha ou secador, deixe o cabelo esfriar, senão fica oleoso", avisa Biaggi.

Dose Certa:

Na hora de aplicar, é preciso manter uma distância de cerca de 30 cm da cabeça. "Quem quer volume deve espirrar o produto na raiz antes de fazer a escova", ensina Hélio Nakanishi. Os sprays de brilho e de fixação pedem três ou quatro borrifadas por todo o comprimento.

Spray Fix Anti-Frizz Tecni.Art, L´Oréal Professionnel 

Pomada e cera - definição


Quer um efeito despojado? As ceras e pomadas (também chamadas de pastas e cremes modeladores) são ideais para garantir esse look. Elas dão acabamento, controlam os arrepiados e definem cortes repicados e mechas, valorizando principalmente os curtos.

Como usar:

"A cera tem uma consistência pesada, por isso indico para cabelos curtos e grossos. As pomadas, igualmente espessas, mas mais maleáveis, são boas para os finos", explica Nakanishi. Podem ser usadas nos fios úmidos ou secos, com exceção das pomadas em pó - apropriadas para dar volume -, que devem ser aplicadas nos fios enxutos.

Dica:

"As morenas devem evitar os produtos em pó, pois, por serem brancos, podem aparecer em meio aos fios escuros", alerta Biaggi.

Dose Certa:

Menos é mais. Para ceras e pomadas (sólidas ou líquidas), calcule, mais ou menos, o tamanho de uma moeda de 1 centavo e esfregue o produto na palma das mãos. "Assim, a aplicação é mais uniforme e fica fácil alcançar a definição e as texturas desejadas", afirma o cabeleireiro Paulo Schettini, de São Paulo. No caso do pó, é só jogar, aos poucos, diretamente na raiz, e espalhar com a ponta dos dedos. 


Mess up texture matt gum OSIS+, Schwarzkopf 

Nos salões da rede Hugo Beauty você encontra os melhores produtos finalizadores!

Fonte: Elle

Nenhum comentário:

Postar um comentário